FAÇA POMANDER

FAÇA POMANDER OU TÓPIARIOS

És uma amante das manualidades? Queres dar um toque pessoal à decoração do teu casamento? Não percas o DIY que te trazemos hoje e surpreende com estes estupendos pomander em papel. O nome pomander vem do francês pomme d’ambre (“maçã de âmbar”)  era uma circunferência de metal (bola) que se levava junto ao corpo com perfume de ervas. Na Idade Média acreditava-se que a pomander poderia proteger uma pessoa de doenças e bruxarias. ( veja aqui)

As bolas de flores (pomanders) podem ser usadas como centro de mesa, enfeites pendentes do teto, como espécie de guilandas para os bancos ou cadeiras do corredor da igreja ou local da cerimônia de casamento, podem ser utilizadas em grandes castiçais e candelabros ou ainda como buquê (bouquet) tanto da noiva como das daminhas ou damas de honra (madrinhas).

As pomanders, ou bolas de flores, também podem ser feitas de tecido, papel, de laranjas e tudo mais que sua imaginação conseguir criar. Os tutoriais estão em inglês, mas os vídeos são bem claros e só de olhar é possível aprender a fazer uma.

Propomos-te criar uma manualidade muito simples com a qual poderás decorar as mesas do banquete ou qualquer outro canto especial da cerimónia ou do banquete. Só precisas de um pouco de paciência e tempo e o resultado será espectacular.

Para criar os teus próprios topiários vais precisar de:

Materiais:

Um floreiro cilindrico, preferivelmente de vidro ou de outro material pesado para que o topiário tenha solidez. Um saco de esferovite (quanto maior for o casamento, maiores devem ser os topiários). Papel de seda (para um casamento de tamanho médio, precisa-se aproximadamente 2 metros e meio). Uma fita de pérolas (mais ou menos 1 metro por cada peça). Pistola de silicone

Elaboração:

1. Corta círculos de aproximadamente uns 10-12 centímetros de diâmetro de papel de seda. Um truque para aligeirar a tarefa é cortar semicírculos com o papel dobrado, sairão regulares e vais poupar tempo. Se tens de fazer muitos, vais notar a diferença!

2. Ajudando com um pequeno pau, um lápis ou um pincel faz um cone, vira a ponta, como vemos na foto, até que a flor se mantenha segura.

2. Ajudando com um pequeno pau, um lápis ou um pincel faz um cone, vira a ponta, como vemos na foto, até que a flor se mantenha segura.

3. Na bola de esferovite marca com um círculo a zona onde irá apoiada o floreiro (nessa zona poremos as flores).

4. Pouco a pouco, cola as flores na esfera. Deves aplicar a cola nas zonas onde retorcemos a flor. Começa pela zona superior da esfera e pouco a pouco vai descendo.

5. Os cones devem ficar invertidos,ficando a parte mais larga em direção ao centro e para cima

6. Quando alcances o círculo que desenhaste anteriormente, cola com silicone a esfera ao floreiro.

7. Corta uma parte da fita de pérolas (cerca de 40). Conta 10 pérolas e na décima aplica uma gota de cola. Com muito cuidado cola esta pérola no buraco que fica entre as flores e o floreiro..

8. Podes ir cobrindo o espaço entre as flores e o floreiro com fitas de pérolas de diferentes comprimentos. Podes dar-lhe uma forma de U ou M ou qualquer outra que queiras. Para isso conta mais umas 20 pérolas. Põe cola na pérola 20 e une-a a uns dois dedos de distância das que colaste. Repete o passo várias vezes até completar a volta ao floreiro.

 

9. Corta pérolas individuais e com a ajuda de uma pinça vai colando-as entre as flores. Deste modo taparás algum buraco que possa ter ficado entre as flores.

Pronto!

Não foi tão complicado criares o teu próprio topiário para decorar o teu casamento. Se quiseres também podes experimentar fazer combinações de cores.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

[gravityform id=”9″ title=”true” description=”true”]

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.